quarta-feira, maio 25, 2011

COISAS QUE O PESSOAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE NOVA YORK NÃO FAZ POR TELEFONE:

- responder a perguntas sobre concursos ou palavras cruzadas;
- ajuda para trabalhos de casa;
- responder a especulações filosóficas.

(Aqui.)
TODOS OS PELUCHES SÃO ÓPTIMOS PARA ABRAÇAR, CONFORTAR E OUVIR; GOSTAM DE BRINCADEIRAS E TRAVESSURAS. PARA ALÉM DISSO, SÃO SEGUROS E TESTADOS:

Porque não aproveitar o fim-de-semana para ir à IKEA de Loures, que cumpre um ano de existência, e comprar um brócolo de peluche ou um morango de peluche?

O DESCALABRO DA LITERATURA:

This is confessedly the age of confession, - the era of individuality - the triumphant reign of the first person singular. Writers no longer talk in generals. All their observations are bounded in the narrow compass of self. They think only of number one.

Eis um diagnóstico certeiro de uma certa tendência da literatura actual. Será mesmo? Na opinião do leitor, em que ano foram escritas estas linhas? Quem mais se aproximar da resposta correcta ganhará um nicho votivo pessoal no pedestal da estátua do Doutor Sousa Martins, ao Campo dos Mártires da Pátria.
LEITURAS EM LUGARES PÚBLICOS: Uma leitora lia "Os Espaços em Branco", de Agustina Bessa-Luís. A linha verde do metropolitano é um dos mais concorridos espaços de leitura de Lisboa.

quinta-feira, maio 19, 2011

FONGUEUSEMARE: Fongueusemare é o nome da terra onde se desenrola parte da acção do romance "La Porte Étroite", de André Gide. Parece um nome demasiado belo e bizarro para ser verdadeiro, mas Fongueusemare existe mesmo. Pertence ao departamento da Seine-Maritime e tinha 170 habitantes em 1999. O nome teve origem nas palavras "mare fangeuse", ou seja "pantâno lamacento".

Creio sinceramente que se deveria falar mais de Fongueusemare na comunicação social.

sexta-feira, maio 13, 2011

LEITURAS EM LUGARES PÚBLICOS: Uma leitora trazia o livro "Histórias de Amor", de Robert Walser, enquanto esperava a sua vez na fila da caixa do Pingo Doce. Não se tratou de uma leitura em lugar público porque o livro não estava a ser lido por ninguém, mas as circunstâncias justificam a excepção à regra.
RECESSÃO E OBSESSÃO: Portugal entrou hoje oficialmente em recessão, e eu entrei hoje oficialmente em estado de obsessão, mais concretamente obsessão pela canção "Familiar Feeling" dos Moloko.

segunda-feira, maio 09, 2011

PROGNÓSTICOS ANTES DO FIM DO JOGO DÁ NISTO:

Pundits Predict No More Accurately Than a Coin Toss, Students Find

(via Aspirina B)

Seria interessante realizar um estudo semelhante em Portugal, excluindo obviamente Luís Delgado, um outlier que desequilibraria os resultados para o lado da irrelevância estatística.

Há muito que defendo que os fazedores de opinião deveriam ser pagos por objectivos. Razão tem João César das Neves ao projectar os seus prognósticos para um ponto de fuga situado daqui a duas ou três gerações. Caso não se verifiquem os seus insistentes vaticínios, caso os vindouros não olhem para estes anos que vivemos como um epísódio fugaz de degeneração moral e deboche, será já tarde demais para o confrontar.
LEITURAS EM LUGARES PÚBLICOS: Uma leitora lia "Cantilenas em Geleia", do grande grande grande Boris Vian. Foi na linha verde do metro.
DE UM DIÁLOGO ENTRE DOIS LIVREIROS DA ASSIÍRIO & ALVIM, NA FEIRA DO LIVRO:

- A "Rilkeana" também já foi ao ar.

domingo, maio 08, 2011

À ATENÇÃO DOS CÉPTICOS:


Existe mesmo um livro intitulado "Morri! E agora?"; faltou acrescentar que vem acompanhado por explicações do Espírito Antônio Carlos.

Da mesma autora: "A Reencarnação para totós" e "1001 lugares para visitar depois de morrer".

quarta-feira, maio 04, 2011

FEIRA DO LIVRO: A imperdível obra "Morri! E agora?" continua à venda na Feira do Livro, à espera de compradores dotados de espírito prático.

Quanto ao túnel da Babel, gostei muito à excepção daquele tablet exposto junto ao topo sul, que se punha a apitar de forma estridente por dá cá aquela palha (seria um tablet? sou um troglodita nestas coisas).

terça-feira, maio 03, 2011

HOW MUCH WILL HE COST?: O melhor de todos os posts motivado pelo casamento da cidadã Middleton com o cidadão X foi este: o nascimento do príncipe contado pelo diário de Adrian Mole. Passaram-se os anos, o príncipe perdeu a mãe e casou-se, o próprio Adrian Mole casou-se e separou-se por duas vezes e sobreviveu a um cancro da próstata. O seu génio literário continua por reconhecer.

segunda-feira, maio 02, 2011

SEMPRE O CINEMA: As minhas críticas às arbitrariedades da distribuição cinematográfica em Lisboa são frequentes, mas há alturas em que um improvável cocktail de acaso, contingências e planeamento faz com que algumas obras-primas absolutas se concentrem em poucas semanas consecutivas de estreias. Em menos de um mês: "Road to Nowhere", de Monte Hellman, "O Tio Boonmee...", de Apichatpong Weerasethakul e "O Estranho Caso de Angélica", um dos mais sublimes e intrigantes Oliveiras dos últimos tempos. Perante tal fartura, aplique-se uma moratória às lamúrias.

domingo, maio 01, 2011

AGORA ESCOLHA: O PAPA OU O "BRADY": Panorama audiovisual português, manhã de domingo, 1 de Maio:
  • Na RTP, transmissão directa da cerimónia de beatificação do papa João Paulo II.
  • Na TVI, transmissão directa da cerimónia de beatificação do papa João Paulo II.
  • Na SIC, mais um episódio de "The Dog Whisperer", desta vez protagonizado, entre outros, por um Labrador muito simpático obcecado pela piscina.
Muito obrigado, Sr. Dr. Pinto Balsemão, por promover a diversidade e conceder uma alternativa aos telespectadores, entre os quais me incluo, saturados de multidões em êxtase, pseudo-eventos e subserviência sem contraditório a instituições (Coroa britânica e Igreja católica) que conseguiram, com a cumplicidade dos meios de comunicação, içar-se a um estatuto acima da crítica e do sentido da proporção.