segunda-feira, dezembro 08, 2014

1 E 8 DE DEZEMBRO

Como poucos o ignoram, celebrou-se no passado dia 1 a Restauração da Independência de Portugal, ocorrida em 1640. Hoje, dia 8, celebra-se um dogma católico definido pelo papa Pio IX em 1854. O dia de hoje foi feriado nacional; o dia 1, por decisão do actual Governo, não o foi. Uma maior aberração seria difícil de engendrar, mesmo por desígnio.

Queria no entanto deixar claro que o pecado original e irremível, neste caso, reside na decretada abolição dos feriados sem qualquer outro argumento que não fosse a banal e infundamentada convicção de que "Portugal tem feriados a mais" e não suportada por quaisquer estudos vindos a público. A discussão sobre se o feriado A deveria ter sido sacrificado em benefício do feriado B é secundária.

Afirmar que a História julgará aqueles que perpetraram este dislate implica atribuir-lhes importância desmesurada. A História raramente se debruça sobre os medíocres, sobre os oportunistas, sobre aqueles que se põem em bicos de pés para acrescentar um ou dois centímetros aos seus horizontes estreitíssimos.